domingo, 19 de setembro de 2010

Por que ir ao nutricionista?

Sabemos que a alimentação é muito mais que apenas o combustível do organismo, é também fonte de energia e atua na prevenção e cura de doenças. Então porque é tão difícil entender a importância da nutrição em nossas vidas, já que sem alimento não sobrevivemos?

É ai que entra o nutricionista, pois ele é o único profissional que estuda a interação entre o homem e o alimento, estando apto a prescrever plano alimentares e dietas, é responsável por ajudar as pessoas a manter práticas alimentares saudáveis e, com isso, melhorar a qualidade de vida. O nutricionista não pensa em soluções a curto prazo como emagrecer, ou diminuir os níveis de colesterol sanguíneo, ele age pensando na educação alimentar do cliente/paciente na melhora da saúde como um todo e para sempre.

Ao prescrever uma dieta ou plano alimentar o nutricionista não pensa apenas no alimento que ira fornecer, pensa também nos beneficios de cada alimento e prato ofertado , nas interações entre os nutrientes ( Leia também LEITE E FIBRAS e VIT C X Fe), interação com medicamentos, na pratica de exercícios físicos ou não, pratica profissional, considera as preferencias e gostos alimentares, enfim o nutricionista planeja o equilíbrio alimentar baseado no cotidiano de seu cliente/paciente, além disso um plano alimentar não é feito a “olho” e sim é baseado na avaliação nutricional do individuo e uma serie de cálculos nutricionais é feita, tudo para que a alimentação seja balanceada contemplando tantos os macronutrientes- carboidratos, gorduras e proteínas e micronutrientes- vitaminas e minerais.

Por isso que ao querer fazer uma dieta, por qualquer motivo devemos procurar este profissional, somente ele saberá o que devemos e podemos consumir e as quantidades adequadas, não se iluda com a beleza das dietas de revistas e as dietas milagrosas – com certeza elas não servem para você!

Então porque mesmo devo procurar o nutricionista?

_por ele ser o único prof apto a prescrever dietas e planos alimentares
_por ele ser o único que realmente entende os beneficios de cada alimento
_por ele ser o único capaz de calcular o que realmente o seu organismo necessita
_por ele ser o único que pensa no alimento para você e em você
_por ele ser o único que levará em conta suas preferências alimentares e não o agir como se todos fossem iguais
_por ele pensar na prevenção e não apenas na cura de doenças ou no emagrecimento
_por que ele te ensinará a se reeducar e a comer bem e certo.
_Por isso e muito mais você deve procurar o nutricionista e descobrir os beneficios que este profissional proporcionará na sua vida para sempre.

Um comentário:

  1. Infelizmente as pessoas não levam em conta a importância que tem uma alimentação saudável, muito a menos o que cada alimento nos proporciona, entre vitaminas, proteínas, etc.
    Realmente uma alimentação saudável é a base de uma vida saudável.

    Curti a postagem

    ResponderExcluir