quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Alimentação e colesterol:

            Há quem pense que o colesterol é um grande vilão para a saúde, mas engana-se quem pensa assim. É verdade que o colesterol quando em excesso no organismo nos traz prejuízos e aumenta o índice de doenças coronarianas, além da obesidade. Mas não podemos esquecer que existe um tipo de colesterol BOM chamado HDL, este tem por finalidade carregar consigo o excesso de colesterol ruim LDL do sangue, evitando o entupimento de artérias e veias. Sem a gordura no organismo varias atividades ficam prejudicadas, como a síntese de hormônios, absorção de vitaminas A,D, E, K, constituição de celulas e membranas, dentre outros.
Então o problema é: ter colesterol ruim LDL em excesso e o colesterol bom HDL em baixa quantidade.

           Pessoas que possuem o mal colesterol elevado LDL ou que querem prevenir, devem cuidar a alimentação que deve ser rica em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, frutas, vegetais, grãos e cereais integrais.
           As gorduras monoinsaturadas são encontradas em: amendoins, nozes, azeite de oliva, abacate, óleo de girassol, canola; já as gorduras polinsaturadas são encontradas nas formas de ômega 3, 6 e 9 em alimentos como peixes, óleo de soja, soja, grãos integrais.
           Esses alimentos auxiliam no aumento sérico da porção HDL do colesterol, assim diminuindo a porção LDL.
             Já os alimentos integrais auxiliam da mesma forma, além de aumentar o tempo de saciedade, eles trabalham absorvendo a gordura ingerida, diminuindo a absorção.

           Já sabemos quais alimentos priorizar para prevenir o aumento do colesterol, mas quais devemos evitar?
Os alimentos de origem animal possuem naturalmente colesterol, por isso devem ser consumidos com moderação para quem já tem LDL elevado. Deve evitar o consumo de leite integral, carnes vermelhas e gorda, figado, rins, coração, queijos amarelos, ovos (principalmente gema), guloseimas como bolachas recheadas, salgadinhos, nata, margarina, embutidos, frios (presunto, salame, copa...).

           As gorduras trans também são responsável por aumentar o nível de LDL e diminuir o HDL, ela é encontrada em produtos industrializados como: molhos prontos, temperos prontos, chocolates, biscoitos recheados, sorvetes, pães.

            Para se ter um controle dos níveis de colesterol é preciso manter uma alimentação saudável e balanceada, sempre dando preferencia por alimentos naturais, tanto para adultos como crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário