domingo, 26 de setembro de 2010

Suor Faz Emagrecer?

          O que acontece é que geralmente as pessoas vinculam perda de água (desidratação) no corpo com o emagrecimento e este absurdo é tão divulgado que encontramos verdadeiras manifestações de auto-flagelo ao observamos pessoas correndo pelas ruas debaixo de um sol escaldante totalmente agasalhados e sem a mínima orientação como se não bastasse cheias de cremes dos pés a cabeça, e ainda por cima só vão beber "um gole " de água após horas do fim da atividade (LER TEXTO Água, o Líquido Fundamental). Isto de maneira nenhuma é saudável e merece esclarecimento:
          No caso da atividade física, a água que perdemos serve de regulador térmico para justamente proteger o nosso organismo de maiores sequelas devido a agressão da atividade (o super aquecimento interno).
          A perda de água não só pode como deve ser reposta o mais rápido possível para restabelecer nossa homeostase (equilíbrio) corporal. Esta perda ou a diminuição do peso corporal não tem nada haver com a gordura, pois a gordura e músculos são estruturas diferentes , com densidades diferentes que só se modificam realizando-se trabalho. Sendo a musculatura muito mais pesada que a gordura , nem a balança nem o suor são os mais corretos indicadores da redução de adiposidade e sim através da verificação de medidas de dobras cutâneas ou processos de medidas por impedância bioelétrica (avaliação física). Caso não tenha acesso a tais aparelhos, observe através dos buracos do cinto ou roupas que ficaram mais largas.
          A melhor maneira de emagrecer é através do débito calórico. Perder mais do que se ganha (com exercícios), se alimentar menos que seu corpo precisa ou os dois combinados.... mas tudo com orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário