sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A polêmica do alongamento

          Alongar os músculos antes de uma atividade física para aquecer e, depois, para relaxar, é um ensinamento que a maioria das pessoas carrega desde os tempos de educação física escolar. Uma pesquisa recente sugeriu, no entanto, que essa antiga orientação poderia prejudicar o desempenho de corredores.
          Os cientistas constataram que os esportistas perdiam potência nos músculos da perna após o alongamento. A conclusão foi de que para esportes que requerem explosão muscular, como a corrida, a prática deveria ser contraindicada por relaxar a musculatura e afetar capacidade de manter sua integridade durante a prática do exercício. Ou seja, com ele mais maleável, aumentaria a chance de lesões.
          O resultado deve ser visto com cautela, pois se trata de um único estudo, mas que já é o bastante para abrir uma polemica entre treinadores, atletas e praticantes.
          Para não correr riscos, antes de qualquer atividade física deve-se realizar um aquecimento especifico para a modalidade escolhida e incluir na sua rotina de treinamento um dia específico para trabalhar alongamento e flexibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário