domingo, 12 de setembro de 2010

Chá Verde como alimento funcional.

          O chá verde é conhecido por seu efeito emagrecedor, por ser popular é utilizado por muitos sem conhecimento de seus verdadeiros benefícios e o mais perigoso e preocupante é o uso indiscriminado, ou seja usar por água ,em demasia, sabemos que todo e qualquer alimento/nutriente quando consumido em excesso é prejudicial e que não devemos substituir a água por qualquer outro liquido (LEIA TAMBÉM ÁGUA, O LIQUÍDO FUNDAMENTAL). Diante disso, muitos estudos científicos vem sendo realizados afim de se obter maior conhecimento sobre o chá, e com intuito de esclarecer a população sobre formas de uso e seus beneficios.
          Estudos comprovam a melhorar maneira de preparo da infusão é utilizando a planta a granel sob agitação (fervura) por 5 minutos, na proporção de 2g de erva para 200ml de água. Ainda afirmam que não há perda de compostos na infusão (chá pronto para beber) quando armazenado por até 24h em geladeira ou em temperatura ambiente. Explicam que o acondicionamento do chá em saquinhos como os encontrados no supermercados é desfavorável para a extração dos sólidos solúveis, da atividade antioxidante e dos compostos fenólicos presentes do chá, ou seja o saquinho impede a transferência das propriedades funcionais para a água.
          Já falamos aqui que os alimentos funcionais são definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporciona benefícios para a saúde, inclusive a prevenção e o tratamento de doenças. Sendo assim o chá verde é sim um alimento funcional, lembrando que o principal composto funcional do chá verde é catequina, esta é responsável pela proteção contra doença cardiovascular aterosclerótica, além diste que é principal beneficio do chá temos que as catequinas protegem contra a oxidação do LDL-colesterol através da redução de radicais livres, em outras palavras diminui o nível do mau colesterol no organsino, por este motivo é considerado emagrecedor. Atuam também contra radicais livres, alergias, inflamações, úlceras, virose, tumores e hepatotoxinas. Na inibição da agregação plaquetária,reduzindo as cardiopatias e tromboses.
          Diante de tantos beneficios proporcionados pelo uso desta bebida é que devemos consumi-la corretamente, preparando a infusão como foi citado acima. Não esqueça o máximo permitido ao dia de chá é 200ml,e que quando tomado em exagero o chá pode causar irritabilidade, insônia, tontura e palpitação devido presença de cafeína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário