Muitas coisas podem ser ditas sobre a dupla abdomen/lombar do ponto de vista do trabalho corporal.
Em primeiro lugar, esta parte pode ser vista como um grande “anel” que se localiza na porção central do corpo. Portanto, trata-se de uma região extremamente sensível a problemas como hérnia de disco, crises de ciático, acúmulo de gordura, problemas gastrointestinais, só para citar os mais comuns.
Manter abdomen e lombar trabalhados regularmente possibilita uma sustentação segura ao jogo de esforços feitos entre os membros inferiores e superiores.
A musculatura abdominal tem por função proteger e dar sustentação organizada aos órgãos internos nessa parte do corpo. Essa mesma parede da sustentação ao volume gerado em um processo gestacional, e depende da estreita relação com a musculatura posterior para suportar a nova condição.
Já a região lombar, além da implicação antagônica, tem como responsabilidade ser a base de toda estruturação da coluna vertebral e suas curvaturas e do próprio tronco a partir do momento que nos colocamos em pé.
Este anel ainda tem a função de suportar os mais variados tipos de movimentos, impulsos e esforços, seja na atividade física ou no cotidiano.
Podemos dizer que este anel tem importância vital no nosso corpo. Devemos exercitar esses músculos com trabalhos de contração e alongamento para fortalecer essa região e dar atenção especial ao equilíbrio de forças entre abdomen e a lombar para evitar desvios de postura e problemas em órgãos internos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário