terça-feira, 21 de setembro de 2010

Constipação Intestinal: saiba o que é e como tratar.

          O hábito intestinal varia entre as pessoas, sendo difícil o estabelecimento de padrões de normalidade. Estudiosos citam que duas evacuações por dia é o que se considera normal. Sendo que hoje a constipação intestinal é um problema comum entre as pessoas desde crianças até idosos.
         Sabe-se que vários fatores podem levar a constipação, sendo esta mais frequente em mulheres do que em homens, porem não há explicação cientifica para isso. Em idosos a constipação é mais frequente quando comparado aos jovens, neste caso um baixo consumo alimentar pode ser a causa , além da perda de mobilidade, fraqueza da musculatura abdominal e pélvica e o uso de medicações.
         O movimento intestinal e do bolo fecal varia conforme a alimentação, a freqüência dos diferentes movimentos do cólon (intestino) depende do seu conteúdo, em relação à presença de fibras, água, eletrólitos e restos alimentares. Assim a presença de constipação está associada à falta de resíduos dentro do cólon, perda de sensibilidade dos órgãos que desencadeiam os mecanismos da defecação, perda das contrações dos músculos envolvidos com a defecação e obstrução mecânica. A constipação é um sintoma relativamente freqüente, muitas vezes conseqüente a alterações funcionais, já relatadas acima e que derivam de padrões de comportamento.
        É variável o que cada paciente denomina de constipação, menos de 3 evacuações por semana caracteriza o quadro, em geral pacientes referem dificuldade para evacuar, fezes duras, urgência sem que consiga evacuar, baixa freqüência de evacuações e sensação de evacuação incompleta. Em condições alimentares e de vida normais, um indivíduo evacua fezes formadas a intervalos que variam entre 06 e 72 horas.
       Para tratamento da constipação é importante o conhecimento das circunstâncias ligadas ao início do sintoma, a história alimentar, quanto ao volume, tipo de alimento ingerido, a ingestão de fibras, e o volume de água consumido por dia.
       Para melhorar o quadro de constipação não há necessidade do uso de laxantes comercias como comprimidos, óleo mineral e chás que além de causarem viciação no organismo, quando usados continuamente, traz consequencias graves ao funcionamento intestinal, desregularizando o fluxo do bolo fecal, absorção de nutrientes, água e eletrolitos essenciais para as funções orgânicas.
        Se você ou alguém que conheça tem constipação conhece com a mudanças de hábitos, insira em sua alimentação fibras, água e realize exercícios físicos.
       Outra dica é utilizar o coquetel laxativo (ver receita abaixo), faça uso da seguinte maneira: - em jejum beba um copo de água, logo após como primeira refeição do dia o coquetel, em seguida outro copo de água.

Ingredientes:

  • 1/2 mamão papaya sem semente,
  • 1 laranja com bagaço e sem semente,
  • 2- 4 ameixas pretas secas sem caroço (deixar de molho na véspera em 1/2 copo de água),
  • 2 colheres de sopa de farelo de trigo,
  • 1/2 copo de iogurte desnatado,
  • 1/2 copo de água.


Modo de preparo:

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Obs: Você pode variar os seguintes ingredientes:
*no lugar de iogurte desnatado coloque - iogurte natural ou com sabor de sua preferencia;
*farelo de trigo pode ser substituído por aveia em flocos, granola, ração humana, multi farelos, etc.
*pode-se acrescentar linhaça já deixada de molho em água.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente assunto no seu blog,por ser um problema que aflige grande índice de pessoas prejudicando a saúde e o bem estar.Seguirei suas orientações.Gostaria,se for possível que escrevesse sobre a alimentação para crianças com colesterol alto.abraços

    ResponderExcluir