Como funciona o corpo humano durante a prática de atividade física:
Cérebro: Dá a ordem para que ocorram as contrações musculares, fruto da transformação da energia química em calor, necessárias para o início da atividade física.
Pulmões: No sistema respiratório há uma demanda por oxigênio, ao mesmo tempo é produzido o dióxido de carbono. Este desequilíbrio é compensado pelo aumento nas freqüências respiratórias e do fluxo sanguíneo.
Coração: O fluxo sanguíneo na artéria coronária em repouso é de aproximadamente 250ml/min e pode aumentar para cerca de 1000ml/min em exercício de intensidade máxima. Esse bombeamento leva os nutrientes e oxigênio para os músculos.
Vasos Sanguíneos: A velocidade do fluxo sanguíneo na circulação do organismo determina a pressão arterial. Quanto maior for a necessidade de oxigênio , maior o aumento da pressão.
Músculos: Eles tem uma reserva de açúcar chamada glicogênio. Nos momentos iniciais do exercício a musculatura não requer oxigênio. As fibras musculares conseguem formar o calor necessário para o movimento
Articulações: Há sobrecarga sobre o sistema músculo esquelético. Se o exercício passar do limite recomendável pode haver lesões.
Estômago: Recebe menos sangue durante a atividade física para privilegiar a irrigação dos músculos. Em função disso, deve-se evitar refeição de difícil digestão antes do treino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário