quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Obesidade na criança e no adolescente: Como mudar isto?

          A obesidade infantil, vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo, tornando-se um problema de saúde pública, nos perguntamos como surge a obesidade em crianças, como mudar a situação e reeducar uma criança ou adolescente.

         Primeiramente é importante esclarecer o que é obesidade; obesidade consiste no aumento e acumulo de adipócitos , popularmente conhecido como celulas de gordura no organismo, este aumento geralmente ocorre de forma lenta e progressiva, sem que a criança, adolescente ou pais se deem por conta. A obesidade é responsável pelo surgimento de diversas outras patologia, não podemos esquecer que a obesidade é uma doença. Diabetes Melittus, hipertensão arterial,aumento de colesterol sérico, triglicerídeos, síndrome metabólica, aumento o risco de doenças do coração e artérias a médio e a longo prazo. Diante disto torna-se de suma importância a prevenção e tratamento da obesidade na infância e adolescência.

          O tratamento da obesidade em jovens não é simples e fácil como para adultos, já que requer uma mudança de hábitos e interfere as vezes na convivência de grupos, por isto exige paciência e perseverança tanto para os pais como para o jovem. Pensando nisso iremos dar algumas dicas de como iniciar este tratamento e segui-lo, lembrando sempre que cada pessoa é um ser único e tem suas dificuldades, mas com força de vontade todos tem capacidade de vencer a obesidade.

  • Primeiramente é preciso ver o problema, reconhecer que a obesidade está presente, sem esta consciência o tratamento ficará em segundo plano;
  • estabelecer metas e prioridades alimentares;
  • mudar atitudes e se automonitorar;
  • avaliar o tratamento e o processo.

          A mudança deve ocorrer de forma lenta e gradativa, tentar mudar hábitos de um dia para outro não ira resolver nada, impor modificações a crianças e adolescente também não, para isto é importante que se comece com a mudança de conceitos dentro de casa, mostrando e ensinando a importância dos alimentos saudáveis e neste passo é fundamental o auxilio dos pais, já que exemplo é tudo; comer querer que seu filho coma alface se você não come e faz questão de ressaltar isto, ou então como exigir que seu filho não beba coca-cola se você bebe diariamente e assim é com todos os alimentos, esta fase exige muitos dos pais.

          Coma alimentos saudáveis diante de uma criança ou adolescente e diga o quanto é saboroso, alimente-se com verduras e frutas com vontade, induzindo sutilmente a vontade da criança ou adolescente provar aquele alimento. Faça este exercício diariamente.

          Comece reduzindo as porções alimentares, prepare uma quantidade menos de alimentos para o almoço e jantar.

          Evite comprar guloseimas, como salgadinhos, bolachas recheadas, chocolates, balas, etc.

          Se cultua o hábito da sobremesa, dê preferencia por gelatina, salada de fruta.

          Evite a alimentação diante da televisão, computador ou qualquer outra coisa que distraia, faça do momento da refeição o momento da família, mas lembre-se sempre este deve ser prazeroso sem brigas e discussões.
          
          Convide seu filho para lhe acompanhar na feira, ensine-o (A) a escolher os alimentos (frutas, legumes, verduras e peixes), aproveite este momento para mudar a qualidade da dieta da criança ou adolescente, convide-o varias vezes para este passeio.

          Como você pode perceber o tratamento da obesidade na infância e adolescência envolve todo o núcleo familiar, portanto este é o momento de reeducação de todos.

          Para se entender melhor a complexidade da obesidade siga os texto que serão apresentados aqui, o próximo assunto abordado será prevenção e tratamento do colesterol alto na infância e na adolescência.

          Caro(a) leitor(a) que nos sugeriu o tema colesterol alto na infância, esta serie de texto é dedicada a você e sua família, mas não podemos deixar de esclarecer a causa, a origem do problema. Agradecemos sua sugestão e continue prestigiando o blog, enviando sugestões, duvidas; que iremos lhe atender com imenso carinho.
                                                   Um Abraço,Personal Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário