segunda-feira, 21 de março de 2011

Soja a Poderosa!!


          A soja é um grão rico em proteínas, possui alto valor nutricional, oferecendo diversos benefícios a saúde.

         A soja é utilizada como principal alimento ao combate da desnutrição nos países africanos, crianças em grave estado de desnutrição recuperam o peso em poucas semanas. Além deste papel, digamos social que esta leguminosa exerce, ela é ainda amplamente utilizada nos países orientais, acredita-se que a longevidade desses povos esteja diretamente ligada ao consumo de soja e a outros fatores de consumo alimentar.

         É importante destacar que o consumo diário de soja está relacionado a prevenção e tratamento de doenças como osteoporose, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e diminuição dos efeitos da menopausa.

         Sem contar que é uma ótima opção para os vegetarianos, já que o seu teor de proteínas é semelhante ao de alimentos de origem animal, lembrando que seu consumo deve ser associado com outras fontes proteicas.

         Pessoas com diabetes podem e devem fazer uso de alimentos a base de soja, sem adicionar açucares e amido junto a preparações. O açúcar presente nos grãos não é utilizado pelo organismo, dando sinal verde para ela.

         Quem quer manter ou perder peso deve apostar em receitas que levam a leguminosa na preparação, quem está com colesterol elevado pode se beneficiar já que como todo alimento de origem vegetal é livre de colesterol.

        Talvez o mais difícil seja o preparo, saber receitas e como utilizar o grão, porém nos supermercados há diversas opções, mas para aqueles que querem preparar em casa, traremos diversas receitinhas fáceis e deliciosas.

       O consumo deve ser de 30g ao dia.



     Opção de consumo: uma maneira gostosa de se consumir a soja, é preparando de maneira semelhante ao amendoim: coloca-se os grãos em uma assadeira no forno, deixando alguns minutos (+- 3 minutos) para torrar, quando vocẽ ouvir o barulho da casca soltando está pronta para consumo.

                       Fique ligado em breve outras formas de preparo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário