domingo, 10 de abril de 2011

Vegetarianismo: o que é?

          Vegetarianismo é o termo designado as pessoas adeptas ao consumo exclusivo de alimentos vegetais, ou a exclusão de carnes da dieta. Pode-se definir o vegetarianismo não somente como uma forma alimentar mas também um estilo de vida. Isto por que não somente há exclusão de alimentos como em alguns casos há exclusão de todo e qualquer produto de origem animal como é o caso dos Veganos.

           Os vegatarianos são classificados em seis grupos distintos, vejamos:
• Semivegetarianos- são aqueles que excluem da dieta apenas carne vermelha (gado, porco, ovelha, outros), consomem carnes brancas (peixes e frango) ovos, leite , derivados do leite e mel.

• Ovolactovegetariano neste grupo há consumo de ovos, leite e seus derivados e mel, nenhum tipo de carne é consumida.

• Lactovegetariano consomem apenas leite e seus derivados e mel, retirando da alimentação todos os tipos de carne e ovos.

• Ovovegetariano – são aquelas pessoas que consomem apenas ovos e mel, excluindo todos os tipos de carne, leite e derivados do leite.

• Vegetariano semi-estrito- consomem apenas mel, excluindo todos os outros alimentos de origem aninal (ovos, leite, derivados e carnes).

• Vegetariano estrito- excluem todos os alimentos de origem animal. Dentro deste grupo ainda existe os crudivoristas e os frugivoristas, os primeiros alimentam-se apenas de alimentos crus ou desidratados, os frugivoristas se alimentam apenas de frutas. (Explicaremos em outro post estes dois grupos).

          Os vegetarianos estrito não necessariamente são veganos, pois neste grupo ainda pode haver uso de medicamentos e cosméticos testados em animais, roupas de lã e seda.
          Pode -se dizer que todo Vegano é vegetariano estrito, porém nem todo vegetariano estrito é vegano.
          Há um equivoco de denominação, é preciso ter cuidado, pois o veganisno vai muito além da alimentação enquanto o vegetarianismo trata exclusivamente da alimentação.
         

         No próximo post trataremos da nutrição do vegetariano os seus prós e contras. Pois cabe a você decidir se quer seguir uma dieta restritiva ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário