quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vitamina C x Fe

Você sabia que existem dois tipos de Ferro (Fe) nos alimentos? Sim existem! O Fe heme e o Fe não heme, no primeiro, o mineral é mais biodisponível para o organismo, ou seja é absorvido facilmente, é fornecido pela carne e leite materno. As carnes com maior quantidade de Fe são: carnes vermelha, fígado, lombo de porco, atum.

O não heme é fornecido pelos vegetais e precisam de auxilio para a sua absorção, os alimentos vegetais com mais Fe são: beterraba, feijão, lentilha, ervilha, abóbora, batata com casca, farinha de aveia cozida, semente de abóbora, espinafre, tomate, amendoim, abacate, repolho, couve.

O nutriente que ajuda a absorção do Fe não heme é a vitamina C, esta vitamina “se liga” no Fe não heme ajudando este a entrar nas células. Sem o auxilio da vit C o Fe não heme não é aproveitado pelo organismo. As principais fonte de vitamina C são: frutas cítricas como limão, laranja, bergamota, acerola, tomate, abacaxi e maçã e vegetais como brócolis, espinafre, vagem, couve-flor, repolho.

A vitamina C é importante para o nosso sistema imune, ajuda na prevenção de doenças infecciosas, como gripes. É um potente antioxidante, isto significa que ajuda eliminar os radicais livres que são inimigos das células. Os radicais livres são células defeituosas que causam diversas doenças, como câncer.

A vitamina C é perdida quando cozida, por isso o consumo de alimentos fontes deve ser na forma crua, ou pouco cozido.

O Fe é importante para a formação das células do sangue, em especial as hemácias (glóbulos vermelhos), são elas que carregam o oxigênio para órgãos e tecidos do nosso organismo. A falta de Fe no organismo produz anemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário