quarta-feira, 18 de maio de 2011

Alimentos Diet – Light - Zero entenda melhor





  Atualmente os supermercados estão repletos de produtos Diet-Light- Zero, porém poucos sabem distinguir a diferença entre estes produtos.
          Pensando nisto vamos esclarecer a principal diferença entre eles e os cuidados ao escolher estes alimentos.

         Os alimentos LIGHT são aqueles onde há retirada parcial de um ou mais ingrediente, não ultrapassando 30% de redução para açúcares, sódio, gorduras, ou redução das calorias.

                Os alimentos DIET são aqueles onde a retirada é total de um ingrediente do alimento podendo ser açúcar, sódio ou  gordura, neste grupo pode-se incluir lactose, glúten.

              Os alimentos ZERO são aqueles onde há retirada total do açúcar, onde o alimento se torna sem calorias, portanto esta regra não se dá em alimentos que são fontes de proteínas e gorduras. Principalmente utilizado para refrigerantes.

            A divisão é simples, porém é necessário muita atenção ao escolher estes alimentos. Devemos analisar o rotulo do produto e verificar qual o ingrediente que esta ausente ou em menor quantidade, se é o açúcar, o sódio ou a gordura. Mas por qual motivo devemos nos atentar a isto?  Pelo perigo de comprar um alimento errado, por exemplo, há alimentos onde o teor de açúcar esta reduzido, mas para manter a doçura do produto é utilizado adoçantes na sua formulação e consequentemente o teor de sódio é mais alto, perigo para quem é hipertenso.
Ou ainda por engano uma pessoa diabética escolhe um produto com retirada ou diminuição de gordura ou sódio ao invés de escolher o produto com menos ou isento de açúcar.

       Os produtos Diet são direcionados para pessoas com restrição na dieta, caso dos diabéticos, hipertensos, celíacos, intolerantes a lactose, colesterol elevado. Importante salientar que a diminuição de calorias pode não ocorrer, sendo os produtos Diet menos indicados para manutenção de peso. 
          Já os produtos Light são indicados para perda de peso, pois possuem diminuição das calorias totais do produto, não sendo indicado para pessoas com restrição como já citamos anteriormente.
          Os produtos Zero são indicados tanto para quem quer perder peso como para quem possui restrição de açúcar devendo ser observados e evitados para quem é hipertenso pois possuem quantidades significativa de sódio na composição.

          Por fim devemos sempre observar os rótulos dos produtos alimentícios com bastante atenção, pois eles são como bulas que fornecem todas as informações necessárias aos consumidores.
        Caso tenha duvidas sobre a rotulagem procure o serviço de atendimento ao consumidor ou uma nutricionista para esclarecimentos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário