segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Água, o Líquido Fundamental

          A água é o líquido fundamental da vida, sabe-se que o corpo humano é constituído em 70% por água.
          Todo o funcionamento do organismo depende da água que em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, estimula o trânsito intestinal, entre inúmeras outras utilidades, por isso é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos o consumo adequado.
         Preconiza-se o número de 1 copo de 200ml de água por hora em que se estiver acordado.
         E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez.
         Estudos mostram que o estômago capacita apenas 12ml/kg/hora, ou seja um adulto não conseguirá tomar mais de um litro de uma só vez sem "passar mal".
         Então a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa.
        Quando há pouca água no corpo, o organismo sofre prejuízos, a água exerce um papel importante para a saúde da pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento.
        Para as crianças, a água exerce atividade importante ao crescimento, funcionamento do organismo, melhora as funções dos rins, bexiga e intestino. Sempre ofereça água às crianças, pois elas são menos suscetíveis a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de água requerida pelo organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário