sexta-feira, 27 de maio de 2011

Desperdício alimentar

      No Brasil o desperdício  alimentar é alto, começando na plantação e terminando na cozinha domestica.
      Perto de 44% do que é plantado se perde na produção, distribuição e comercialização : 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento e 1% no varejo. Com mais 20% de perdas no processamento culinário e hábitos alimentares, as perdas totalizam 64% em toda cadeia.
    Devemos aprender a poupar nossos alimentos, assim pouparemos o meio ambiente (solo e água) e  dinheiro (água, luz, gás, compras). 
    Como evitamos o desperdício dos alimentos de maneira simples? Utilizando todas as partes de frutas, verduras e legumes- aproveitamento integral dos alimentos e aproveitando sobra de comidas.
    Ainda há muito preconceito quando se fala em aproveitamento total dos alimentos, não somos ainda acostumados a usar talos, folhas e cascas de frutas, legumes e vegetais.
     Porem estas partes do alimento que jogamos no lixo podem gerar receitas deliciosas, simples e baratas.  Além de serem muitas vezes mais nutritivas que a parte costumeiramente consumida.
      Diversas receitas estão disponíveis em sites da internet ou em livros e revistas, porém a idéia não é passar receitas.
      Não há necessidade de termos receitas em mãos para aproveitar  um alimento totalmente, pois isto é tão simples quanto utilizar a parte que estamos acostumados.
     Infinitas são as maneiras para se usar o alimento sem desperdicio, os talos podem ser acresentados no arroz, na carne, em bolinhos, em sopas, da mesma forma os talos.
      As cascas podem ser usadas para chá, tira-gosto, suflês, tortas, bolos, etc.
      Podem ser  usados para doces e salgados, basta usar a criatividade.
    Já as sobras dos alimentos podem ser utilizados em novas preparações , arroz, feijão, carne, massa, legumes, salada, nada precisa ir ao lixo, para quem não gosta de comida esquentada.
      Podemos reutilizar tudo de maneira simples e fica delicioso. Bolos de arroz, salada de massa, refogado da salada que sobrou, arroz de forma, carreteiro com a sobra da carne, carne assada vira carne com molho, omelete da salada do dia anterior.
      E assim por diante como a criatividade mandar.
    Tendo atitudes simples dentro da cozinha pode-se economizar um bom dinheiro no fim do mês e quem sabe comprar aquele objeto que tanto se deseja? Melhorar a qualidade e diversidade dos alimentos? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário