sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Leite e Fibras

          Dois alimentos- nutrientes que não se dão bem é o leite e as fibras cruas. Quando comemos fontes de fibras cruas como aveia, farelo de trigo, farelo de soja junto com leite acontece uma guerra no organismo entre o Cálcio (Ca) e a fibra e o que acontece é que a fibra acaba vencendo, e o Ca não é absorvido. Por isso devemos sempre cozinhar as fibras para consumi-las com leite.

          Ao cozinhar as fibras o inimigo do Ca chamado fitato é eliminado e assim o Ca é totalmente absorvido pelo organismo.

          Existem dois tipos de fibras: as fibras solúveis e as insolúveis. As solúveis são aquelas que ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo e retardam o esvaziamento gástrico, são encontradas em batatas, no arroz e mandioca.

          As fibras insolúveis auxiliam a função intestinal aumentando o bolo fecal, e diminuindo crises de constipação, para isso é fundamental o consumo de água em abundância, em torno de 2 litros ou 10 copos de 200 ml ao dia. As principais fontes de fibras insolúveis são: cascas de frutas, bagaços de frutas, a parte branca da laranja, verduras cruas como a alface, rúcula e farelos como aveia, granola, trigo, centeio.

          O Ca é o mineral mais abundante no corpo humano, é o principal constituinte dos ossos e dentes, ele também atua na formação celular. A ingestão de Ca é fundamental na gestação, já que a gestante “doa” Ca para o crescimento e desenvolvimento do feto. Assim na gestação a mãe precisa se alimentar com alimentos ricos em Ca. Durante a amamentação a lactante continua a doar o seu Ca para o bebê, nessa fase é importante o uso de alimentos ricos em Ca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário