terça-feira, 10 de agosto de 2010

Musculação X Flexibilidade

          A atividade física que mais cresce em número de adeptos é a musculação, sendo esta uma prática cheia de mitos. Um deles que perdura é de que quem pratica esta atividade perderá a flexibilidade e encurtara a amplitude dos movimentos.
          Isto não passa de crença, o fato é que a falta de exercícios e o desuso, estes sim, podem causar diminuição da flexibilidade.
          Qualquer atividade física exige uma mobilidade articular mínima. O sedentário quando passa a praticar um exercício, começa a forçar naturalmente novos limites de amplitude. A musculação se não aumenta ao menos mantém a flexibilidade.
         É claro que a musculação realizada de forma indevida pode prejudicar o movimento, mas não há razão para se acreditar que este tipo de treinamento possa prejudicar a flexibilidade.
         O que pode ser comprovado é que o volume muscular excessivo é fator limitante mecânico, ou seja, o músculo cresce tanto a ponto de não caber mais na sua cápsula articular prejudicando os movimentos normais. Geralmente são casos onde há envolvimento com anabolizantes.
          A musculação quando bem executada, melhora a flexibilidade dinâmica e, se combinado com um programa de alongamento eficaz, pode aumentar a amplitude de movimento.
         Da mesma forma, o exercício com pesos aumenta a flexibilidade articular de quem tinha alguma limitação pela falta de uso. Quem tem uma flexibilidade normal, o exercício com peso não irá diminuir essa valência física.
         A proliferação de tecido conjuntivo que acompanha o aumento do volume muscular decorrente da musculação, aumenta a elasticidade do músculo esquelético. O treinamento com pesos aumenta a quantidade de tecido conjuntivo, tecido esse que recobre as fibras musculares e tem como características a viscosidade e elasticidade.
          Os exercícios com pesos, quando realizados com toda a magnitude do movimento, forçam os limites das amplitudes das articulações, o que em conjunto com o aumento de tecido conjuntivo, explica os efeitos estimulantes dessa atividade sobre a flexibilidade. Se aplicarmos uma determinada força num músculo treinado e a mesma força for aplicada em um músculo não treinado, o primeiro terá uma amplitude de movimento maior.
          A flexibilidade é uma condição para o desenvolvimento da força, pois exercícios de musculação devem utilizar toda a amplitude de movimento ao redor das principais articulações.
          Neste sentido a força e flexibilidade são componentes que se completam sendo de grande importância em qualquer programa de treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário