sábado, 2 de abril de 2011

Intensidade para perder gordura

          Quando se trata de treinar para queimar gordura, o velho ditado “quanto mais, melhor” parece adequado.
         Para muitas pessoas significa fazer mais repetições por série e mais séries por grupo muscular em treino de musculação. Esse pensamento teria sentido se considerarmos que quanto mais treinamos, mais calorias consumimos, sobretudo se nos referimos aos exercícios aeróbios. No entanto, em qualquer tipo de exercício é importante pensar nos componentes intensidade e tempo.
        Quanto mais intenso for o treino (aeróbio ou anaeróbio) menor será o tempo que conseguiremos manter a atividade.
        A pergunta que sempre foi feita sobre esse assunto era a seguinte: fazer exercício durante mais tempo com menor intensidade faz perder mais gordura do que treinar com maior intensidade durante menos tempo?
        As pesquisas vem apoiando o lema de “quanto mais, melhor”, mas, nesse caso, “mais” se refere a intensidade e não ao tempo de duração do esforço.
        Um exemplo seria de que a corrida é um exercício mais intenso que a caminhada e por isso causa um maior gasto calórico e consequente emagrecimento.
        Mas é claro que tudo depende de quem está praticando. Para os mais sedentários, com menor condicionamento físico, a corrida pode ser um exercício intenso demais, e a pessoa não consegue manter o tempo suficiente para o emagrecimento. Nesses casos, a caminhada é mais indicada.
        Em resumo podemos dizer que o processo de emagrecimento depende parcialmente da matemática, quanto maior o gasto energético e menor a ingesta calórica (balanço calórico negativo), maior a tendência a redução da gordura. Quanto mais intenso o exercício, maior será o gasto de energia.
        O que deve ficar claro, é que esse não deve ser a única forma de treinamento, devem ser treinadas as aptidões físicas dentro de uma intensidade baixa, moderada e alta. Consulte um médico e procure um profissional de educação física para iniciar seu programa. Este ultimo saberá lhe indicar qual a intensidade e o tempo adequado ao seu condicionamento e a sua fase de treinamento dentro de uma periodização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário