segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dieta Vegetariana x Dieta Carnívora

          Muitas pessoas perguntam ser vegetariano causa risco à saúde? A resposta é simples. Não causa riscos à saúde, desde que se mantenha uma alimentação bastante balanceada e diversificada em frutas, legumes, vegetais e principalmente grãos integrais que neste caso irão fazer a vez do carne.

           Os vegetarianos podem ter uma vida saudável como os carnívoros e ter as necessidades diárias de vitaminas totalmente atingidas.

           Alguns nutriente específicos da alimentação carnívora como o ferro heme só encontrado nas carnes, principalmente nas vermelhas é o mais preocupante, pois este nutriente é essencial a formação das hemoglobinas que são as carreadoras de oxigênio para celulas e órgãos

           Algumas vitaminas também são encontradas em maior quantidade nas carnes, ovos e laticínios como vitamina D, B12, calcio. Neste caso vegetarianos estrito tendem a ter maiores deficiências.

           Por isso é importante a dieta vegetariana ser bem planejada e acompanhada por um profissional especialista.

            Crianças vegetarianas podem ter crescimento e desenvolvimento igual a crianças carnívoras, desde que se tenha um cuidado maior em fornecer vegetais ricos em ferro junto com alimentos fonte de vitamina C, pois a vitamina C é auxiliar na absorção do ferro não heme (do vegetais). Mulheres gravidas também precisam ter um cuidado maior em relação ao ferro, pois na gestação o aumento da necessidade de ferro aumenta devido a maior circulação sanguínea e a necessidades do feto em utiliza oxigênio

            Vegetarianos tendem a ter menos problemas intestinais pois consomem mais fibras que os demais, mas isto não é regra. Assim como é inverdade dizer que os vegetarianos estão livres de sofrer doenças intestinais como câncer, doença de Crohn, ou ter constipação.
Outra inverdade é afirmar que vegetarianos sofrem menos de doenças cardiovasculares do que os carnívoros, neste caso não só a alimentação é importante mas deve-se levar em conta fatores de risco como hereditariedade, fatores ambientais como estresse, uso de bebidas alcoólicas e fumo, esses independem da dieta.

            Carnívoros que mantem uma dieta equilibrada com bom consumo de vegetais, legumes e frutas são tão saudáveis quanto os vegetarianos.

             Por isso ser carnívoro ou vegetariano é uma questão de escolha, pois as duas são corretas e saudáveis.

             Lembrando sempre que a regra é simples: Dieta balanceada e completa em termos de nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário