quarta-feira, 20 de abril de 2011

A importancia do peixe na alimentação

         O consumo de peixes aumenta significativamente na época da Semana Santa. Mas alem da tradição, por que é importante o consumo destes alimentos?
         Os peixes são excelentes fontes de bons nutrientes para o organismo, além de serem saborosos e possuírem infinitas formas de consumo.

         Em ternos nutricionais os peixes nos fornecem proteínas de alto valor biológico, vitaminas A,B12 e D, minerais como calcio, fosforo, iodo e cobalto, possuem gordura benéficas, sendo denominadas de óleos de peixe que são ricos em ácido gordo eicosapentanóico (EPA) e ácido gordo docosahexanóico (DHA), os dois pertencem ao grupo dos ômega-3. 

          Veja a importancia dos principais nutrientes do peixe:
Minerais: 
O cobalto é componente da vitamina B12, essencial para a produção das hemácias. Sua falta leva à anemia.

Iodo promove o crescimento e o desenvolvimento normal do organismo,
promove o crescimento e o desenvolvimento normal do cérebro,
contribui para a saúde, mantendo em equilíbrio as funções do organismo, melhora a resistência às infecções,melhora a capacidade física e mental e, conseqüentemente, a aprendizagem e a produção no trabalho.

Calcio é fundamental para o fortalecimento de ossos e dentes, o calcio também é necessário para o funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico, contração muscular, coagulação sanguínea e pressão arterial.

Fosforo importante na produção de energia juntamente com o calcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de fosfato de alta energia .

Vitaminas:
Vitamina B12 auxilia na oxidação dos alimentos e coenzimas do metabolismo energético, é essencial à respiração celular; mantém a tonalidade saudável da pele. Atua na coordenação motora.

Vitamina A componente de pigmentos visuais, importante na manutenção e integridade dos epitélios; combate os radicais livres; evita a “cegueira noturna” xeroftalmia (olhos secos); espessamento da córnea.

Vitamina D atua no metabolismo do cálcio e do fósforo; mantém os ossos e os dentes em bom estado; previne o raquitismo (alterações e deformidades do esqueleto) em crianças e a osteomalácia (amolecimento dos ossos) nos adultos

Gorduras:
Os ácidos graxos ômega-3 de origem marinha: eicosapentaenóico (EPA) e docosaexaenóico (DHA) parecem possuir várias propriedades contra a evolução da doença aterosclerótica e contra a trombose, com efeitos favoráveis na hemostasia, isquemia, arritmias e proliferação celular.

Um comentário: