quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Obesidade na criança e no adolescente: Como mudar isto?

          A obesidade infantil, vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo, tornando-se um problema de saúde pública, nos perguntamos como surge a obesidade em crianças, como mudar a situação e reeducar uma criança ou adolescente.

         Primeiramente é importante esclarecer o que é obesidade; obesidade consiste no aumento e acumulo de adipócitos , popularmente conhecido como celulas de gordura no organismo, este aumento geralmente ocorre de forma lenta e progressiva, sem que a criança, adolescente ou pais se deem por conta. A obesidade é responsável pelo surgimento de diversas outras patologia, não podemos esquecer que a obesidade é uma doença. Diabetes Melittus, hipertensão arterial,aumento de colesterol sérico, triglicerídeos, síndrome metabólica, aumento o risco de doenças do coração e artérias a médio e a longo prazo. Diante disto torna-se de suma importância a prevenção e tratamento da obesidade na infância e adolescência.

          O tratamento da obesidade em jovens não é simples e fácil como para adultos, já que requer uma mudança de hábitos e interfere as vezes na convivência de grupos, por isto exige paciência e perseverança tanto para os pais como para o jovem. Pensando nisso iremos dar algumas dicas de como iniciar este tratamento e segui-lo, lembrando sempre que cada pessoa é um ser único e tem suas dificuldades, mas com força de vontade todos tem capacidade de vencer a obesidade.

  • Primeiramente é preciso ver o problema, reconhecer que a obesidade está presente, sem esta consciência o tratamento ficará em segundo plano;
  • estabelecer metas e prioridades alimentares;
  • mudar atitudes e se automonitorar;
  • avaliar o tratamento e o processo.

          A mudança deve ocorrer de forma lenta e gradativa, tentar mudar hábitos de um dia para outro não ira resolver nada, impor modificações a crianças e adolescente também não, para isto é importante que se comece com a mudança de conceitos dentro de casa, mostrando e ensinando a importância dos alimentos saudáveis e neste passo é fundamental o auxilio dos pais, já que exemplo é tudo; comer querer que seu filho coma alface se você não come e faz questão de ressaltar isto, ou então como exigir que seu filho não beba coca-cola se você bebe diariamente e assim é com todos os alimentos, esta fase exige muitos dos pais.

          Coma alimentos saudáveis diante de uma criança ou adolescente e diga o quanto é saboroso, alimente-se com verduras e frutas com vontade, induzindo sutilmente a vontade da criança ou adolescente provar aquele alimento. Faça este exercício diariamente.

          Comece reduzindo as porções alimentares, prepare uma quantidade menos de alimentos para o almoço e jantar.

          Evite comprar guloseimas, como salgadinhos, bolachas recheadas, chocolates, balas, etc.

          Se cultua o hábito da sobremesa, dê preferencia por gelatina, salada de fruta.

          Evite a alimentação diante da televisão, computador ou qualquer outra coisa que distraia, faça do momento da refeição o momento da família, mas lembre-se sempre este deve ser prazeroso sem brigas e discussões.
          
          Convide seu filho para lhe acompanhar na feira, ensine-o (A) a escolher os alimentos (frutas, legumes, verduras e peixes), aproveite este momento para mudar a qualidade da dieta da criança ou adolescente, convide-o varias vezes para este passeio.

          Como você pode perceber o tratamento da obesidade na infância e adolescência envolve todo o núcleo familiar, portanto este é o momento de reeducação de todos.

          Para se entender melhor a complexidade da obesidade siga os texto que serão apresentados aqui, o próximo assunto abordado será prevenção e tratamento do colesterol alto na infância e na adolescência.

          Caro(a) leitor(a) que nos sugeriu o tema colesterol alto na infância, esta serie de texto é dedicada a você e sua família, mas não podemos deixar de esclarecer a causa, a origem do problema. Agradecemos sua sugestão e continue prestigiando o blog, enviando sugestões, duvidas; que iremos lhe atender com imenso carinho.
                                                   Um Abraço,Personal Saúde.

domingo, 26 de setembro de 2010

Suor Faz Emagrecer?

          O que acontece é que geralmente as pessoas vinculam perda de água (desidratação) no corpo com o emagrecimento e este absurdo é tão divulgado que encontramos verdadeiras manifestações de auto-flagelo ao observamos pessoas correndo pelas ruas debaixo de um sol escaldante totalmente agasalhados e sem a mínima orientação como se não bastasse cheias de cremes dos pés a cabeça, e ainda por cima só vão beber "um gole " de água após horas do fim da atividade (LER TEXTO Água, o Líquido Fundamental). Isto de maneira nenhuma é saudável e merece esclarecimento:
          No caso da atividade física, a água que perdemos serve de regulador térmico para justamente proteger o nosso organismo de maiores sequelas devido a agressão da atividade (o super aquecimento interno).
          A perda de água não só pode como deve ser reposta o mais rápido possível para restabelecer nossa homeostase (equilíbrio) corporal. Esta perda ou a diminuição do peso corporal não tem nada haver com a gordura, pois a gordura e músculos são estruturas diferentes , com densidades diferentes que só se modificam realizando-se trabalho. Sendo a musculatura muito mais pesada que a gordura , nem a balança nem o suor são os mais corretos indicadores da redução de adiposidade e sim através da verificação de medidas de dobras cutâneas ou processos de medidas por impedância bioelétrica (avaliação física). Caso não tenha acesso a tais aparelhos, observe através dos buracos do cinto ou roupas que ficaram mais largas.
          A melhor maneira de emagrecer é através do débito calórico. Perder mais do que se ganha (com exercícios), se alimentar menos que seu corpo precisa ou os dois combinados.... mas tudo com orientação.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como largar o sedentarismo e começar atividade física

          O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente, o que pode afetar potencialmente a saúde da pessoa. Na verdade a falta de atividade física não necessariamente está ligada a não praticar esportes. O indivíduo que tem atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, ou realiza funções profissionais que requerem esforço físico, não é classificado como sedentário. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas. O sedentarismo é muitas vezes chamado de "doença do século" por causa dos vários malefícios que causa à saúde.
           Se você se encontra nessa situação, levante o ânimo e siga essas instruções:

          1) Dar preferência à prática de exercícios sob a orientação de um professor de Educação física e manter uma regularidade;

          2) Tentar escolher uma atividade que lhe traga prazer para que você possa transformá-la em fonte de lazer;

           3) Fazer alongamentos antes da atividade;

           4) Exercitar-se até se sentir "agradavelmente"cansado;

           5) Não querer buscar o resultado de uma só vez;

           6) Procurar uma atividade que se enquadre as suas necessidades individuais, ao invés de buscar por imitação;

            7) Procurar começar a atividade do básico (para evitar a frustração e desânimo logo no início);

            8) Evitar competir com os outros e principalmente consigo mesmo (ter paciência consigo próprio);

            9) Nunca praticar exercícios só nos fins de semana ( pelo menos 3 vezes por semana) principalmente se estiver sem preparo físico;

            10) Antes de se engajar em qualquer atividade física, procurar fazer um check up;

            11) Não se descuidar da hidratação. Quanto mais intenso for uma atividade maior será a transpiração perdendo água e sais minerais. Reponha os líquidos. De preferência se eduque beber líquidos antes , durante e após as atividades.

             12) Ter uma rotina mais ativa. Ir a pé ao trabalho, subir escadas, lavar o carro, levar o cachorro para passear são alguns exemplos.

             Obs: Quando estamos sedentários , é normal que após uma atividade física nos sintamos doloridos nas primeiras vezes. Se não souber por onde começar pode iniciar com uma boa caminhada , ciclismo,musculação (bem acompanhada) ou mesmo a hidroginástica (para aqueles que preferem o meio aquático).

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Constipação Intestinal: saiba o que é e como tratar.

          O hábito intestinal varia entre as pessoas, sendo difícil o estabelecimento de padrões de normalidade. Estudiosos citam que duas evacuações por dia é o que se considera normal. Sendo que hoje a constipação intestinal é um problema comum entre as pessoas desde crianças até idosos.
         Sabe-se que vários fatores podem levar a constipação, sendo esta mais frequente em mulheres do que em homens, porem não há explicação cientifica para isso. Em idosos a constipação é mais frequente quando comparado aos jovens, neste caso um baixo consumo alimentar pode ser a causa , além da perda de mobilidade, fraqueza da musculatura abdominal e pélvica e o uso de medicações.
         O movimento intestinal e do bolo fecal varia conforme a alimentação, a freqüência dos diferentes movimentos do cólon (intestino) depende do seu conteúdo, em relação à presença de fibras, água, eletrólitos e restos alimentares. Assim a presença de constipação está associada à falta de resíduos dentro do cólon, perda de sensibilidade dos órgãos que desencadeiam os mecanismos da defecação, perda das contrações dos músculos envolvidos com a defecação e obstrução mecânica. A constipação é um sintoma relativamente freqüente, muitas vezes conseqüente a alterações funcionais, já relatadas acima e que derivam de padrões de comportamento.
        É variável o que cada paciente denomina de constipação, menos de 3 evacuações por semana caracteriza o quadro, em geral pacientes referem dificuldade para evacuar, fezes duras, urgência sem que consiga evacuar, baixa freqüência de evacuações e sensação de evacuação incompleta. Em condições alimentares e de vida normais, um indivíduo evacua fezes formadas a intervalos que variam entre 06 e 72 horas.
       Para tratamento da constipação é importante o conhecimento das circunstâncias ligadas ao início do sintoma, a história alimentar, quanto ao volume, tipo de alimento ingerido, a ingestão de fibras, e o volume de água consumido por dia.
       Para melhorar o quadro de constipação não há necessidade do uso de laxantes comercias como comprimidos, óleo mineral e chás que além de causarem viciação no organismo, quando usados continuamente, traz consequencias graves ao funcionamento intestinal, desregularizando o fluxo do bolo fecal, absorção de nutrientes, água e eletrolitos essenciais para as funções orgânicas.
        Se você ou alguém que conheça tem constipação conhece com a mudanças de hábitos, insira em sua alimentação fibras, água e realize exercícios físicos.
       Outra dica é utilizar o coquetel laxativo (ver receita abaixo), faça uso da seguinte maneira: - em jejum beba um copo de água, logo após como primeira refeição do dia o coquetel, em seguida outro copo de água.

Ingredientes:

  • 1/2 mamão papaya sem semente,
  • 1 laranja com bagaço e sem semente,
  • 2- 4 ameixas pretas secas sem caroço (deixar de molho na véspera em 1/2 copo de água),
  • 2 colheres de sopa de farelo de trigo,
  • 1/2 copo de iogurte desnatado,
  • 1/2 copo de água.


Modo de preparo:

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Obs: Você pode variar os seguintes ingredientes:
*no lugar de iogurte desnatado coloque - iogurte natural ou com sabor de sua preferencia;
*farelo de trigo pode ser substituído por aveia em flocos, granola, ração humana, multi farelos, etc.
*pode-se acrescentar linhaça já deixada de molho em água.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que é o IMC?

IMC (BMI em inglês) é a sigla para Índice de Massa Corporal. O IMC é um cálculo que leva em consideração o peso corporal e a altura da pessoa . O resultado ajuda a saber se a pessoa tem um peso baixo, normal ou se pelo contrário tem peso a mais.

Os especialistas na matéria relacionam a obesidade com um risco mais elevado de sofrer várias doenças entre elas doenças do coração. É importante notar que não se toma em consideração a massa muscular quando se calcula o Índice de Massa Corporal.
O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

Classificação do IMC:

Peso baixo = inferior a 18.5

Peso normal = entre 18.5 e 24.9

Sobrepeso = entre 25 e 29.9

Obesidade = 30 ou mais

O Índice de Massa Corporal é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade, mas não se aplica a atletas, crianças e mulheres grávidas ou a amamentar.

Utilize a calculadora de IMC no lado direito da tela e confira a sua classificação.

domingo, 19 de setembro de 2010

Por que ir ao nutricionista?

Sabemos que a alimentação é muito mais que apenas o combustível do organismo, é também fonte de energia e atua na prevenção e cura de doenças. Então porque é tão difícil entender a importância da nutrição em nossas vidas, já que sem alimento não sobrevivemos?

É ai que entra o nutricionista, pois ele é o único profissional que estuda a interação entre o homem e o alimento, estando apto a prescrever plano alimentares e dietas, é responsável por ajudar as pessoas a manter práticas alimentares saudáveis e, com isso, melhorar a qualidade de vida. O nutricionista não pensa em soluções a curto prazo como emagrecer, ou diminuir os níveis de colesterol sanguíneo, ele age pensando na educação alimentar do cliente/paciente na melhora da saúde como um todo e para sempre.

Ao prescrever uma dieta ou plano alimentar o nutricionista não pensa apenas no alimento que ira fornecer, pensa também nos beneficios de cada alimento e prato ofertado , nas interações entre os nutrientes ( Leia também LEITE E FIBRAS e VIT C X Fe), interação com medicamentos, na pratica de exercícios físicos ou não, pratica profissional, considera as preferencias e gostos alimentares, enfim o nutricionista planeja o equilíbrio alimentar baseado no cotidiano de seu cliente/paciente, além disso um plano alimentar não é feito a “olho” e sim é baseado na avaliação nutricional do individuo e uma serie de cálculos nutricionais é feita, tudo para que a alimentação seja balanceada contemplando tantos os macronutrientes- carboidratos, gorduras e proteínas e micronutrientes- vitaminas e minerais.

Por isso que ao querer fazer uma dieta, por qualquer motivo devemos procurar este profissional, somente ele saberá o que devemos e podemos consumir e as quantidades adequadas, não se iluda com a beleza das dietas de revistas e as dietas milagrosas – com certeza elas não servem para você!

Então porque mesmo devo procurar o nutricionista?

_por ele ser o único prof apto a prescrever dietas e planos alimentares
_por ele ser o único que realmente entende os beneficios de cada alimento
_por ele ser o único capaz de calcular o que realmente o seu organismo necessita
_por ele ser o único que pensa no alimento para você e em você
_por ele ser o único que levará em conta suas preferências alimentares e não o agir como se todos fossem iguais
_por ele pensar na prevenção e não apenas na cura de doenças ou no emagrecimento
_por que ele te ensinará a se reeducar e a comer bem e certo.
_Por isso e muito mais você deve procurar o nutricionista e descobrir os beneficios que este profissional proporcionará na sua vida para sempre.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dez passos para uma alimentação saudável.


          Os dez passos para uma alimentação saudável são orientações práticas sobre alimentação para pessoas saudáveis com mais de dois anos de idade. 
          Caso você tenha alguma doença como diabete melito, hipertensão arterial,colesterol alto e necessite de orientação nutricional específica procure um nutricionista. Comece escolhendo aquela orientação que lhe pareça mais fácil, interessante ou desafiadora e procure segui-la todos os dias. 
          Não é necessário que você tente adotar todos os passos de uma vez e também não é preciso seguir a ordem dos números sugerida nos 10 passos. 

1-Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2-Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3-Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4-Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5-Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6-Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7-Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

8-Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9-Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10-Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
                                                                                                                      Fonte:Ministério da Saúde.




        LEMBRE QUE UMA BOA ALIMENTAÇÃO É SINÔNIMO DE UMA VIDA SAUDÁVEL!

domingo, 12 de setembro de 2010

Chá Verde como alimento funcional.

          O chá verde é conhecido por seu efeito emagrecedor, por ser popular é utilizado por muitos sem conhecimento de seus verdadeiros benefícios e o mais perigoso e preocupante é o uso indiscriminado, ou seja usar por água ,em demasia, sabemos que todo e qualquer alimento/nutriente quando consumido em excesso é prejudicial e que não devemos substituir a água por qualquer outro liquido (LEIA TAMBÉM ÁGUA, O LIQUÍDO FUNDAMENTAL). Diante disso, muitos estudos científicos vem sendo realizados afim de se obter maior conhecimento sobre o chá, e com intuito de esclarecer a população sobre formas de uso e seus beneficios.
          Estudos comprovam a melhorar maneira de preparo da infusão é utilizando a planta a granel sob agitação (fervura) por 5 minutos, na proporção de 2g de erva para 200ml de água. Ainda afirmam que não há perda de compostos na infusão (chá pronto para beber) quando armazenado por até 24h em geladeira ou em temperatura ambiente. Explicam que o acondicionamento do chá em saquinhos como os encontrados no supermercados é desfavorável para a extração dos sólidos solúveis, da atividade antioxidante e dos compostos fenólicos presentes do chá, ou seja o saquinho impede a transferência das propriedades funcionais para a água.
          Já falamos aqui que os alimentos funcionais são definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporciona benefícios para a saúde, inclusive a prevenção e o tratamento de doenças. Sendo assim o chá verde é sim um alimento funcional, lembrando que o principal composto funcional do chá verde é catequina, esta é responsável pela proteção contra doença cardiovascular aterosclerótica, além diste que é principal beneficio do chá temos que as catequinas protegem contra a oxidação do LDL-colesterol através da redução de radicais livres, em outras palavras diminui o nível do mau colesterol no organsino, por este motivo é considerado emagrecedor. Atuam também contra radicais livres, alergias, inflamações, úlceras, virose, tumores e hepatotoxinas. Na inibição da agregação plaquetária,reduzindo as cardiopatias e tromboses.
          Diante de tantos beneficios proporcionados pelo uso desta bebida é que devemos consumi-la corretamente, preparando a infusão como foi citado acima. Não esqueça o máximo permitido ao dia de chá é 200ml,e que quando tomado em exagero o chá pode causar irritabilidade, insônia, tontura e palpitação devido presença de cafeína.

sábado, 11 de setembro de 2010

Raio X da atividade física


          Como funciona o corpo humano durante a prática de atividade física:


  • Cérebro: Dá a ordem para que ocorram as contrações musculares, fruto da transformação da energia química em calor, necessárias para o início da atividade física.


  • Pulmões: No sistema respiratório há uma demanda por oxigênio, ao mesmo tempo é produzido o dióxido de carbono. Este desequilíbrio é compensado pelo aumento nas freqüências respiratórias e do fluxo sanguíneo.


  • Coração: O fluxo sanguíneo na artéria coronária em repouso é de aproximadamente 250ml/min e pode aumentar para cerca de 1000ml/min em exercício de intensidade máxima. Esse bombeamento leva os nutrientes e oxigênio para os músculos.


  • Vasos Sanguíneos: A velocidade do fluxo sanguíneo na circulação do organismo determina a pressão arterial. Quanto maior for a necessidade de oxigênio , maior o aumento da pressão.


  • Músculos: Eles tem uma reserva de açúcar chamada glicogênio. Nos momentos iniciais do exercício a musculatura não requer oxigênio. As fibras musculares conseguem formar o calor necessário para o movimento


  • Articulações: Há sobrecarga sobre o sistema músculo esquelético. Se o exercício passar do limite recomendável pode haver lesões.
                                                 

  • Estômago: Recebe menos sangue durante a atividade física para privilegiar a irrigação dos músculos. Em função disso, deve-se evitar refeição de difícil digestão antes do treino.



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A polêmica do alongamento

          Alongar os músculos antes de uma atividade física para aquecer e, depois, para relaxar, é um ensinamento que a maioria das pessoas carrega desde os tempos de educação física escolar. Uma pesquisa recente sugeriu, no entanto, que essa antiga orientação poderia prejudicar o desempenho de corredores.
          Os cientistas constataram que os esportistas perdiam potência nos músculos da perna após o alongamento. A conclusão foi de que para esportes que requerem explosão muscular, como a corrida, a prática deveria ser contraindicada por relaxar a musculatura e afetar capacidade de manter sua integridade durante a prática do exercício. Ou seja, com ele mais maleável, aumentaria a chance de lesões.
          O resultado deve ser visto com cautela, pois se trata de um único estudo, mas que já é o bastante para abrir uma polemica entre treinadores, atletas e praticantes.
          Para não correr riscos, antes de qualquer atividade física deve-se realizar um aquecimento especifico para a modalidade escolhida e incluir na sua rotina de treinamento um dia específico para trabalhar alongamento e flexibilidade.

sábado, 4 de setembro de 2010

A importante relação entre Abdomen e Lombar

          Muitas coisas podem ser ditas sobre a dupla abdomen/lombar do ponto de vista do trabalho corporal.
          Em primeiro lugar, esta parte pode ser vista como um grande “anel” que se localiza na porção central do corpo. Portanto, trata-se de uma região extremamente sensível a problemas como hérnia de disco, crises de ciático, acúmulo de gordura, problemas gastrointestinais, só para citar os mais comuns.
          Manter abdomen e lombar trabalhados regularmente possibilita uma sustentação segura ao jogo de esforços feitos entre os membros inferiores e superiores.
          A musculatura abdominal tem por função proteger e dar sustentação organizada aos órgãos internos nessa parte do corpo. Essa mesma parede da sustentação ao volume gerado em um processo gestacional, e depende da estreita relação com a musculatura posterior para suportar a nova condição.
          Já a região lombar, além da implicação antagônica, tem como responsabilidade ser a base de toda estruturação da coluna vertebral e suas curvaturas e do próprio tronco a partir do momento que nos colocamos em pé.
          Este anel ainda tem a função de suportar os mais variados tipos de movimentos, impulsos e esforços, seja na atividade física ou no cotidiano.
          Podemos dizer que este anel tem importância vital no nosso corpo. Devemos exercitar esses músculos com trabalhos de contração e alongamento para fortalecer essa região e dar atenção especial ao equilíbrio de forças entre abdomen e a lombar para evitar desvios de postura e problemas em órgãos internos.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

1 de setembro Dia do Educador Físico!

Exercício de hoje:
abrir bem os braços para receber nosso abraço de parabéns.



A educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e reabilitação da saúde do corpo e da mente além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano pois é de suma importância sua atuação no contexto psicossocial, no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações.

Hoje é dia de homenagear estes profissionais que nos ensinam e auxiliam a cuidarmos do nosso corpo prevenindo e curando doenças que afetam nosso corpo físico.



"Um corpo sem inteligência não ama!

Um corpo sem saúde não desfruta do amor!

Um gênio sem amor não tem saúde espiritual!

Diante disso tudo devemos, a cada instante,

procurar a companhia dessas três virtudes,

mesmo que alcancemos uma a uma."



A você Educador Físico o nosso muito obrigado por nos fazer pessoas mais forte e flexíveis para a vida!!


Abraços da equipe Personal Saúde.