sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Musculação para crianças

          A musculação tem provado ser um método seguro e efetivo de condicionamento. Embora muitos acreditem que só adultos podem praticar, o publico de crianças vem crescendo nos últimos anos e organizações de medicina esportiva apóiam esta prática, desde que bem supervisionada.
          Primeiramente devemos lembrar que este público não é formado por adultos em miniatura. As crianças deverão iniciar o treinamento a um nível que seja mensurável aos seus níveis de maturidade, capacidades físicas e metas individuais.
          Uma falta de percepção comum é que a musculação irá impedir o crescimento. O que se pode ter certeza é que o treinamento não afeta este fator, ele provavelmente tem uma influencia favorável no crescimento em qualquer estágio de desenvolvimento, e também pode aumentar a resistência a lesões.
          Os programas de treinamento de força para crianças são relativamente seguros quando comparados aos outros esportes e atividades nas quais as crianças participam regularmente. Paradoxalmente, parece que as forças colocadas nas articulações de crianças, durante a participação esportiva, podem ser bem maiores que aquelas geradas na musculação.
          Embora não haja uma idade mínima para iniciar, a criança deve demonstrar maturidade emocional para seguir as diretrizes deste treino. A meta do treinamento de musculação não deverá estar limitada apenas ao aumento de força, mas também a ensinar as crianças sobre consciência corporal e promover o interesse por atividade física e saúde.

Um comentário:

  1. Que legal...
    deseconhecia essa informação, pelo que sabia, mas nada vindo de profissionais, era que a musculação infantil retardava o crescimento. Então esse é apenas mais um mito social...

    ResponderExcluir