quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que fazer para ter cabelos perfeitos?!

           Uma das maiores preocupações de mulheres e homens atualmente é a beleza, e um item relevante é a beleza dos cabelos, todos querem ter e manter os cabelos sedosos, macios e brilhantes. Para isso há no mercado diversos produtos direcionados a este precioso item de nosso corpo, produtos estes que prometem maravilhas revolucionarias desde restauração dos fios danificados a lisos perfeitos sem frizz e assim por diante. Porém o que poucos sabem ou imaginam é que para ter cabelos saudáveis e assim sedosos, macios e brilhosos a alimentação é fundamental. Sim o cabelo é vida e por isto precisa de nutrientes que venham nutrir de dentro para fora, e não somente de fora para dentro como é o caso dos produtos industrializados.
           Veja que o cabelo é compostos por 90% de proteína, mais especifica a queratina esta possui em sua estrutura 18 aminoácidos, ainda 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico, e 2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

            Sabendo dos principais elementos que compõem a estrutura dos fios pode-se afirmar que uma alimentação balanceada, com muitas frutas e vegetais que garantirá as vitaminas essenciais e minerais, fontes de proteínas como carnes, ovos, peixes trarão minerais principalmente ferro, água que hidrata.

           Para quem quer ter cabelos perfeitos alguns alimentos são essenciais na dieta como:

  • Espinafre, cenoura, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego: ricos em vitamina A auxiliam no controle da produção seborreica do cabelo, diminuindo assim a oleosidade e favorecendo o crescimento e evitando quedas.

  • Frutas cítricas: fonte de vitamina C são importante para auxiliar no crescimento dos fios, excelente fonte antioxidante.

  • Carnes magras, peixes, frutos do mar, leite, vegetais folhosos, cereais integrais, legumes, grãos e nozes, banana, melancia, ameixas: fontes de vitaminas do complexo B que auxilia na renovação das células e crescimento dos fios.

  • Carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes de água salgada: ferro, zinco e cobre e iodo são os minerais mais importante para a nutrição ideal dos cabelos, auxilia no crescimento e fortalecimento dos fios.

             A variedade na alimentação é de grande importância para manter os cabelos saudáveis, os alimentos citados acima são exemplos de fontes, há uma vasta possibilidade de substituição, consuma sempre refeições saudaveis, coma frutas e vegetais crus, consuma água em abundância ( 1 copo de 200ml para cada hora que estiver acordado).

            Desta maneira você sempre terá cabelos saudáveis, com sedosidade, brilho e maciez.

2 comentários:

  1. Olá...
    Gostei imensamente da matéria. Realmente os nossos hábitos alimentares se exteriorizam em nosso corpo. É uma pena que não sejamos tão disciplinados, mas deixo o meu registro quanto a maneira leve e saudável de transmitir inúmeras informações aos leitores.
    Abraços e Sucesso.
    Sabrina

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigos adorei o assunto sobre o assunto da saúde dos cabelos.Voces sempre nos surpreendem com dicas relevantes para nossa beleza interior e exterior.É só segui-los que viveremos muito mais e melhor.Parabéns voces são realmente incríveis profissionais do bem.abraços

    ResponderExcluir