sábado, 16 de outubro de 2010

Tireóide : a reguladora do organismo.

          O hipertireoidismo e o hipotireoidismo são desfunções decorrentes da glândula tireóide, esta por sua vez é essencial para o regulamento do metabolismo orgânico já que é produtora de hormônios reguladores.

          A tireóide está localizada na parte anterior do pescoço e é responsável pela produção dos hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina), esses atuam regulando o crescimento, a digestão e o metabolismo.

         O funcionamento desregulado da glândula tireoidiana é caracterizado pelo excesso na produção de hormônios (HIPERTIREOIDISMO) ou pela baixa de produtividade de hormônios (HIPOTIREOIDISMO). Sendo que na maioria dos casos quando a tireóide está em hiperfunção ocorre aceleração do metabolismo podendo ocasionar agitação, taquicardia, diarreia, perda de peso entre outros sintomas, ao contrario quando esta hipofuncionante pode aparecer sintomas como: falar devagar (arrastado), cansaço, constipação, ganho de peso, entre outros.
  •    Veremos hoje como deve ser a alimentação para pessoas que convivem com o hipertireoidismo.

          Uma alimentação saudável e balanceada é a chave para todas as doenças, mas cada qual com seus cuidados próprios.
           Para o hipertireoidismo é necessário observar o nível de manifestação da patologia, se está no momento sem medicação é preciso aumentar a ingesta calórica e proteínas para que haja manutenção do peso e reparo já que o organismo esta funcionando de forma acelerada .
          Quando controlada pela medicação manter uma dieta equilibrada é o segredo para o sucesso, neste caso uma dieta rica em proteína ainda é indicada para manutenção do tônus muscular.
          É indicado também a diminuição de alimentos ricos em iodo  como: frutos do mar e peixes de água salgada , evite sal iodado, isto porque o iodo é um precursor na produção de T3 e T4.
        Alimentos ricos em vitamina C e E são recomendados já que são antioxidante e agem como protetores a danos no organismo, sendo encontrados nas frutas cítricas, vegetais verde escuros e oleaginosos como amendoim, nozes, amêndoas.
         Cálcio é uma das prioridades para quem tem hipertireoidismo, já que é componente essencial para o fortalecimentos dos ossos, associa-lo a vitamina D é melhor ainda, pois esta auxilia na absorção do calcio. Não esquece que a fonte principal de vitamina é o sol, por isso tomar banho de sol nos horário corretos é benéfico nossa saúde.
        Outros alimentos importantes são aqueles que nos fornecem vitamina K (encontrado em vegetais verde escuro, salsa), omega 3, omega 6, ( peixes, abacate, nozes e castanhas) para as mulheres a isoflavona ( soja).

         Não devemos esquecer que cada organismo é único e a alimentação para ele também, assim o melhor cardápio diário aquele que se ajusta a necessidades de cada ser, levando em consideração todo o funcionamento orgânico indisposições de cada um.

          Hipotireoidismo é o nosso próximo assunto.

Um comentário:

  1. Minha glâdula D de tireoide está aumentada porém meus hormônios estão totalmete regulados,estou muito preoculpada,o que pode ser?

    ResponderExcluir