sábado, 31 de julho de 2010

Por que fazer atividade física?

          Nos últimos anos, as pesquisas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física.
          A atividade física é uma das maneiras mais simples de melhorar e manter sua saúde. Tem o potencial de prevenir e controlar certas doenças como as cardiovasculares, diabetes, obesidade e osteoporose.
          Especialistas recomendam a pratica regular de atividade física com intensidade moderada, durante pelo menos 30 minutos e 4 vezes por semana.
          Quando feita com o acompanhamento correto, a atividade física só traz benefícios para o organismo, tais como:

-Controle do peso corporal;

-Redução da Pressão arterial em repouso;

-Diminuição do colesterol total e aumento do HDL (“o bom colesterol”);

-Melhora da força e do tônus muscular;

-Aumento da flexibilidade;

-Fortalecimento de ossos, articulações e tendões;

-O coração trabalha de forma mais segura e eficiente;

-Melhora auto-estima;

-Diminui os sintomas da ansiedade e depressão;

-Melhora o sistema imunológico e está associada a um menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicações.


          Na próxima vez que se sentir tentado a ceder à preguiça, lembre-se que existem muitas razões de deixar ela de lado e praticar uma atividade física.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Saúde e Equilíbrio.


          Na sociedade contemporânea, saúde não significa ter o corpo funcionando em perfeita sintonia entre órgãos e tecidos, corpo e mente. Os tempos mudam, o que antigamente era considerado padrão de saúde hoje não é mais, atualmente a magreza é considerada saúde, já um individuo acima do peso, e pode nem ser tantos quilos a mais, já é um ser doente; uma criatura que não se cuida, que não se ama.


          Engana-se quem assim pensa, magreza não é sinal de saúde, quilos a mais não é sinal de saúde. Saúde é o equilíbrio do nosso organismo, estar e ser obeso, magro ou com o peso ideal, não é sinônimo de doença nem de organismo saudável. Uma pessoa saudável é aquela que cuida não apenas do corpo, cuida também da mente, das emoções, é o individuo feliz, feliz com o corpo que tem.


          Mas como ter saúde em dias tão atribulados?_ onde o tempo para dedicar a si próprio é cada vez menor, então como resolver isso? Com pequenas mudanças diária, modifique atitudes, comece hoje mesmo a se exercitar, manter bons hábitos alimentares, beber água, ler bons livros, ouvir boas musicas, relacionar com quem você ama.


                                                                    Abraços Personal Saúde.

O que é saúde?

          A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.

          Nossa saúde depende de muitas coisas, como por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

          Segundo o Dicionário de termos técnicos de medicina e saúde, organizado por Luís Rey (ed. Guanabara Koogan), saúde se define como:

"Uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte extemporânea. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional."

          Ter saúde é um estado ativo de auto-cuidado consciente naquilo que faz bem física, mental e socialmente. Para que o bem-estar se estabeleça é preciso conhecer aquilo que nos faz bem, nossas necessidades reais e entender quais delas podem realmente ser atendidas para que a insatisfação destes anseios não nos adoeça.

Seja Bem Vindo!

          Este espaço é desenvolvido especialmente para você, para sua saúde e bem-estar. Aqui você irá conhecer melhor o universo da saúde, beleza, bem-estar e acima de tudo trará bem viver para sua rotina. Ao ler os textos aqui postados você vai redescobrir uma nova maneira de se exercitar, se alimentar de cuidar do corpo e da mente.



          Não deixe para amanhã comece hoje mesmo a se dedicar a você mesmo, cuide-se mais, ame-se mais para isso o Personal Saúde está a sua disposição, mande suas duvidas, escreva sugestões e siga o blog. Adicione agora mesmo em seus favoritos e assine o nosso feed para receber novos artigos.