domingo, 6 de fevereiro de 2011

Atividade Física X TPM

          A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que acomete a grande maioria das mulheres nos dias que antecedem o início da menstruação. Esses sintomas incluem ansiedade, irritação, maior retenção de líquidos, diminuição da disposição física, etc.
         As pessoas menos esclarecidas costumam considerar que a origem dessas manifestações seja psicológica, desconhecendo a enorme influência das variações hormonais da mulher nesse período do ciclo.
         Tem mulheres que simplesmente odeiam quando se aproximam do período menstrual. Na semana que antecede a menstruação, pode até parecer que estão numa uma montanha-russa emocional, com numerosas flutuações do humor, crises de choro, fadiga e ansiedade. Esses sintomas podem estar associados a outras queixas físicas.
         As estimativas apontam que 80 % das mulheres sofrem algum tipo de sintoma da tensão pré-menstrual.
         Os Tratamentos empregados para combater os sintomas da TPM podem ser medicamentos prescritos, suplementos vitamínicos e mudanças no estilo de vida - que incluem alterações na dieta, terapias cognitivas (como o relaxamento e a diminuição do estresse) e a prática de exercícios.
         Hoje acredita-se que existe uma correlação entre a atividade física e a redução nos sintomas da TPM. Está relacionado com o sistema endócrino e as endorfinas. A TPM é uma espécie de depressão, existindo vários achados em comum entre o diagnóstico de depressão e TPM.
         As endorfinas são produzidas por algumas células e funcionam como moduladores da dor. Uma das teorias que explicam que a depressão, e subseqüentemente a TPM, baseia-se em distúrbios das endorfinas. Indivíduos com depressão apresentam limiar mais baixo para a dor, quando comparados com pessoas normais.
         Conseqüentemente, essas pessoas não conseguem ignorar a dor e sofrem com maior intensidade. Elevando a concentração de endorfinas, como através da atividade física, é possível produzir uma sensação de bem-estar e tranqüilidade.

2 comentários:

  1. Essa é um excelente sugestão, primeiro porque alivia os sintomas físicos e emocionais da TPM, segundo porque ajuda a eliminar as calorias ingeridas (geralmente em forma de chocolate hehehe) por culpa dos mesmo sintomas.

    Valeu pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Lili sempre existe uma solução saudavel para nossos problemas, portanto não há desculpas para descuidarmos do corpo e do emocional.

    Abraços, Personal Saúde.

    ResponderExcluir