domingo, 6 de fevereiro de 2011

Atividade Física X TPM

          A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que acomete a grande maioria das mulheres nos dias que antecedem o início da menstruação. Esses sintomas incluem ansiedade, irritação, maior retenção de líquidos, diminuição da disposição física, etc.
         As pessoas menos esclarecidas costumam considerar que a origem dessas manifestações seja psicológica, desconhecendo a enorme influência das variações hormonais da mulher nesse período do ciclo.
         Tem mulheres que simplesmente odeiam quando se aproximam do período menstrual. Na semana que antecede a menstruação, pode até parecer que estão numa uma montanha-russa emocional, com numerosas flutuações do humor, crises de choro, fadiga e ansiedade. Esses sintomas podem estar associados a outras queixas físicas.
         As estimativas apontam que 80 % das mulheres sofrem algum tipo de sintoma da tensão pré-menstrual.
         Os Tratamentos empregados para combater os sintomas da TPM podem ser medicamentos prescritos, suplementos vitamínicos e mudanças no estilo de vida - que incluem alterações na dieta, terapias cognitivas (como o relaxamento e a diminuição do estresse) e a prática de exercícios.
         Hoje acredita-se que existe uma correlação entre a atividade física e a redução nos sintomas da TPM. Está relacionado com o sistema endócrino e as endorfinas. A TPM é uma espécie de depressão, existindo vários achados em comum entre o diagnóstico de depressão e TPM.
         As endorfinas são produzidas por algumas células e funcionam como moduladores da dor. Uma das teorias que explicam que a depressão, e subseqüentemente a TPM, baseia-se em distúrbios das endorfinas. Indivíduos com depressão apresentam limiar mais baixo para a dor, quando comparados com pessoas normais.
         Conseqüentemente, essas pessoas não conseguem ignorar a dor e sofrem com maior intensidade. Elevando a concentração de endorfinas, como através da atividade física, é possível produzir uma sensação de bem-estar e tranqüilidade.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Dicas Importantes para Diabetes:

         


                    1. Faça 5 a 6 refeições ao dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos), de preferência em horários determinados.
                    2. Os doces devem ser ingeridos, de preferência, junto às grandes refeições, pois estas possuem um maior teor de gordura e, consequentemente, digestão mais lenta.
                    3.Coma alimentos ricos em fibras: verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço), pois o conteúdo de fibras nos alimentos diminui a velocidade de absorção dos carboidratos.
                    4.Não exagere na quantidade de frutas numa mesma refeição. Lembre-se que as frutas também possuem um tipo de açúcar (frutose).
                     5.Cuidado com alimentos lights, eles podem conter açúcar. Lembre-se que o alimento diet, é o alimento modificado em que um ingrediente é substituído por outro, por exemplo o açúcar pelo adoçante, sendo assim indicado para o diabético. Já o light, é o alimento que contém uma porcentagem menor de um ingrediente (por exemplo: gordura, açúcar) e nem sempre é indicado para o diabético – refresco light contém açúcar.
                   6.Lembrar que os alimentos diets, frequentemente, possuem outros ingredientes como farinhas, leite, ovos etc, os quais devem ser considerados.
                    7.Sempre que tiver dúvida, verifique os ingredientes no rótulo, ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do fabricante do produto.
                    8.Cuidado com água tônica, apesar do sabor amargo, contém açúcar, só beba na versão diet.

    sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

    O que é Diabetes Mellitus?


               Anunciado hoje pela Presidenta Dilma Rousseff a distribuição gratuita de medicamentos para controle de Diabetes e Hipertensão. Para ter direito aos medicamentos é necessário ir até uma Farmácia Popular, apresentar a receita médica, CPF e RG, cadastrar-se e retirar os medicamentos, simples assim.
               Mas nos perguntamos o que é Diabetes, como e porque ela surge?

               A diabetes é uma Doença crônica ,  consiste no mal funcionamento do pâncreas que deixa de produzir a insulina, que é o hormônio que leva o açúcar para a corrente sanguínea e assim “alimentar o organismo”.
               Sem o açúcar no sangue passamos a sentir muita fome e sede, e ao mesmo tempo vontade demasiada de urinar.
               Ela não tem cura, mas tem controle através de medicamentos, alimentação saudável e atividade física todos devem ter acompanhamento especializado.
               Não se sabe ao certo os motivos que causam a doença, tendo como principio multifatores como estresses, genética, obesidade, alimentação errada, acidentes que acometem o pâncreas. Como já dissemos o que é de fato o mal funcionamento do pâncreas, onde ele pode  não estar  fabricando nenhuma insulina (diabetes insulino-dependente), ou fabricando pouca insulina ou uma insulina fraca (diabetes não insulino-dependente).
              A diabetes é uma doença grave que causa diversas complicações no organismo como envelhecimento precoce e falência de órgãos importantes como rins, olhos, cérebro pois o excesso de glicose na circulação promove lesão de pequenos vasos sanguíneos que pode ocorrer em qualquer órgão do corpo.

    Dieta para Diabetes

    Alimentos a serem EVITADOS:
    • Açúcar, balas, chocolates, bombons
    • Vinhos, doces, champanha
    • Bolos, tortas
    • Refrigerante e sorvete
    • Mel, geléias
    • Cerveja
    • Alimentos fritos
    Alimentos PERMITIDOS sem restrições:
    • Cominho, louro, oréganos
    • Café e chá (sem açúcar)
    • Limão
    • Salsa
    • Salsão
    • Alho
    • Cebola
    • Vinagre
    • Pimenta
    • Carnes e peixes devem ser cozidos, grelhados ou assados
    • Verduras devem ser preparadas sem gorduras ou farinha

            Amanhã teremos dicas importantes para quem tem diabetes fique ligado!!